top of page

Planner analógico: inserts/miolos adicionais

Hoje vamos falar sobre os outros inserts/miolos que você pode usar no seu planner. Aqueles não não servem para marcar compromissos ou coisas com datas.




Controle de Hábitos



Vamos começar por um dos inserts adicionais mais comum. Ele pode vir de diversas formas: junto de inserts semanais, em folha única, separado por mês ou por semana.

O miolo de controle de hábitos serve para você marcar quando fez alguma coisa (por exemplo exercícios físicos). Com ele você consegue ver quantas vezes realizou ou não uma dada atividade.


Este tipo de miolo é ideal para construir hábitos pois quando vamos marcando a frequencia com que fazemos algo, tendemos a continuar focando no objetivo para não "quebrar" um elo da corrente visual.


Controle de finanças/Orçamento


Este é outro insert bastante utilizado pois ajuda no planejamento e na organização das suas contas pessoais e domésticas. Com ele você anota as entradas (receitas) e as saídas (despesas e gastos) e pode manter um controle mensal mais claro de para onde está indo o seu dinheiro.


Um miolo de controle financeiro pode ser usado também para acompanhar algum gasto determinado ou o pagamento de uma dívida/financiamento.


Anotações


Acho que aqui não preciso explicar muito. São folhas que podem ser pautadas, pontilhadas, quadriculadas ou em branco. Nelas você pode fazer listas, anotações importantes ou rabiscos. Quem faz bullet journal pode usar essas folhas durante o planner inteiro até.


Planejador de Refeições


Com esse tipo de insert você planeja as refeições da semana. Assim você usa melhor todos os alimentos que já tem em casa e também pode fazer aquela listinha perfeita antes de ir ao supermercado.


Lista de filmes, livros e/ou séries


Se você é assim como eu e ama ver filmes, acompanha mil e uma séries e tem uma lista de livros para ler gigantesca, esse tipo de insert pode ser seu melhor aliado.


Na lista de filmes geralmente tem apenas o título do mesmo e um local para você dar uma nota depois de vê-lo. Nas listas de livros é comum encontrarmos um campo para o título e outro para o(a) autor(a), e também as estrelinhas para a nota. Já nas listas de séries, além do título, é recorrente os campos para marcarmos o episódio em que estamos para seguirmos em uma linha contínua de tempo.


Planejamento de Metas e Objetivo


Esse é um miolo que pode ser considerado extra, mesmo que seja talvez mensal, bimestral, trimestral e assim vai. Isso porque metas e objetivos tem que ter prazos definidos para serem cumpridos. No entanto, esses prazos geralmente não tem uma data fixa inadiável e normalmente o seu horizonte de planejamento é mais flexível.




Existem ainda uma infinidade de miolos que você pode usar de acordo com a sua vida e a sua rotina. Alguns profissionais, como eu, aceitam pedidos de personalização de alguns designs ou até mesmo criam algo ideal para a SUA rotina.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page