Planner argolados: Consertando falhas nas argolas

Hoje o post é uma tradução livre de um post do blog philofaxy. Entrei em contato com o seu criador Steve Morton pedindo permissão para usar o seu conteúdo na íntegra (texto e fotos) para ajudar o maior número de pessoas com as suas dicas.


Muitas vezes as argolas ficam com um vão, não fechando direito e agarrando as folhas na hora de virar, seja por algum defeito de fabricação ou por abrirmos incorretamente com frequência. Como podemos resolver isso? Existem truques e dicas que podem ajudar nesse momento.

Como devem ser boas argolas?



Iremos tratar de forma diferente os diferentes tipos de problemas e argolas.

Danos irreparáveis



Argolas removíveis

Se as suas argolas são removíveis, o ideal é apenas substituí-las por um conjunto novo.



Anéis encostando mas não fechando corretamente.


Se as suas argolas se parecem com isso:



Isso é quando as duas partes das argolas não estão corretamente alinhadas internamente. Algumas vezes é possível corrigir esse erro abrindo e fechando as argolas pelas abas nas pontas do conjunto. Fazer isso de 10 a 20 vezes pode colocar elas novamente no lugar. Você pode fazer pequena pressão longitudinal para acelerar o processo.

Note que a foto é de uma condição bastante exagerada. Normalmente não é tão ruim assim.

Diferença de altura entre as duas metades dos anéis



Inicialmente, tente abrir e fechar o conjunto de argolas algumas vezes, se todos os anéis de um mesmo lado estão mais altos, pode ser algo no mecanismo interno que está deslocado e você pode ser capaz de arrumar apenas pressionando para baixo.

Se apenas um ou dois anéis estão mais elevados, pressione com mais força esses anéis específicos. Mas seja cuidadosa, não usei força demais.

Vãos pequenos - problema mais comum

Se as argolas estão perfeitamente alinhadas quando você aperta as duas metades, com pequenos vãos entre eles, seja na vertical ou horizontal, essa correção pode funcionar. Se os anéis estiverem torcidos de alguma outra forma, não funcionará.

Se houver folga em todos os anéis, algo está errado internamente. Em argolas que não são presas com rebites, solte a placa de cobertura e verifique o mecanismo interno visualmente. Prese atenção nas abas, para que elas não estejam segurando o mecanismo aberto. Tente levantar e abaixar as abas e cada extremidade e observe os anéis para ver se a folga diminui.

Se não forem as abas ou se os anéis forem do tipo rebitado (fixo) (Malden, Finsbury etc) não muito o que fazer.

Se a lacuna for pequena em apenas 2 ou 3 anéis, essas instruções funcionarão em quase todos os casos.

ATENÇÃO: Siga estas instruções com cuidado e precisão. Se você apertar muito, consertará um problema, mas criará outro. Então aperte suavemente no início. Você fará isso por sua conta e risco...


Se você tem vãos como esses, mas os outros anéis estão ok: Em primeiro lugar, tente abrir e fechar os anéis algumas vezes usando apenas as abas nas pontas para abri-los.


Ainda tem algum problema?


Encontre algumas réguas, ou algo parecido. Eu escolhi réguas porque a maioria das pessoas as tem e elas ficam bem encaixadas entre os anéis sem que você precise ficar segurando-as no lugar. Além do mais, você pode ajustar a espessura adicionando ou subtraindo réguas.


Abra os anéis e coloque as réguas entre os anéis que estão bons e feche as argolas. Isso mesmo.



Agora aperte gentilmente o conjunto de anéis que está apresentando os vão. GENTILMENTE.




Remova as réguas e verifique se os anéis estão fechando. Ainda existe um vão? Se sim, repita o processo com um pouco mais de força.



Tirei as réguas e teste novamente.



Ainda existe um vão? Não... está consertado.


É melhor fazer pressões leves e repetir o processo muitas vezes do que tentar consertar o vão em apenas uma tentativa.


Essa correção já foi usada por muita gente, eu incluso (eu também!).


Essas são as dicas de ouro para consertar as suas argolas, caso seja necessário.


Espero que esse post tenha te ajudado. Caso precise de alguma dica extra, entra em contato comigo por DM no Instagram (@pleena.plan) e vejo como posso te ajudar.


*tradução do conteúdo e fotos autorizados pelo autor original

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo