top of page

Como usar múltiplos Planners

Nós, amantes da papelaria e do planejamento, muitas vezes temos vários planners e queremos colocar eles para jogo. Queremos aproveitar todas as suas funcionalidades e características únicas. No entanto, usar múltiplos planners ao mesmo tempo pode ser um desafio.


Mas, como sempre, eu estou aqui para te ajudar.


Uso planners há 8 anos, e agendas desde que me conheço por gente. Durante essa trajetória, aprendi diversas técnicas e formas de usar os meus planners a meu favor, e vou compartilhar aquela que eu acho mais vantajosa.





A verdade é que ao usar vários planners temos que ter lugar definido para cada coisa ou assunto. Ficar pipocando de um planner para outro, de semana para semana só vai trazer confusão para a sua vida.


Então como eu devo fazer?


Um dos seus planners deve ser o principal, o seu segundo cérebro. Os outros planners serão adicionais.


Usando um planner para vida pessoal e outro para o trabalho


Essa é a forma mais simples e tradicional de usar múltiplos planners. Separar os conteúdos, tarefas e compromissos em duas grandes categorias e, consequentemente, em dois planners. Porém este método só funciona bem caso você tenha horários de trabalho bem definidos e o trabalho só fique no escritório. Caso contrário você acabará usando dois planners abertos na mesa ao mesmo tempo, quando poderia estar usando apenas um.


Um planner central e um planner de referências


Este é o meu modo favorito de usar múltiplos planners e é como eu faço. Neste método temos um planner principal, onde anotamos todos os nossos compromissos (trabalho e pessoal) e tarefas, e planner(s) secundário(s) onde temos listas, anotações e cronogramas específicos de outras áreas.

No meu planejamento eu uso o meu planner tamanho personal com o meu calendário semanal e diário, listas, anotações e financeiro. Já no meu planner A5 eu mantenho as minhas referências e planejamento a longo prazo (que consulto semanalmente). Ao planejar minha semana eu consulto o meu planner A5 e transfiro as informações relevantes daquela semana, dele para o planner personal.

Nesse esquema você consegue ter até mais planners, por exemplo manter um planner central, um planner para o trabalho, outro para a casa e um para os estudos.


Mas não se esqueça de que manter múltiplos planners requer tempo e disciplina. Muitas informações terão que ser redundantes, repetidas ao longo dos três, e você terá que se lembrar de atualizá-los com frequência durante o seu momento de planejamento semanal ou mensal.




564 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page