top of page

Planejamento de conteúdo [Parte1]

Você cria conteúdo digital?


Seja qual for a plataforma que você foca, nessa sequência de artigos vamos falar sobre como planejar conteúdo para diferentes espaços, quais as melhores ferramentas para trabalhar a sós ou com uma equipe e contarei um pouco sobre a minha vivência nesse mundo virtual que, cada dia mais, faz parte do nosso cotidiano.


*Esse post será dividido em vários para não ficar muito longo.



Minha vivência criando conteúdo digital


Comecei a trabalhar com redes sociais em 2018, gerenciando o perfil do Facebook de um vendedor de seguros de saúde americano. Nunca tinha trabalhado com isso e esse período me fez entender diversas dinâmicas importantes (alô cadeia do Facebook, pixel etc). Nessa época, meu trabalho era fundamentalmente realizar as postagens e gerenciar comentários. Não era eu quem criava os conteúdos.


Em 2019 criei a pleena, aí então comecei a produção de conteúdo digital para a divulgação da minha marca. Iniciei apenas no Instagram, com 100% do meu foco dedicado à plataforma. Com o lançamento do site, senti que havia a oportunidade de criar um blog, afinal meu público gosta de ler e aprender com textos. Inseri, então, o formato de textos na minha comunicação.


Ao longo dos meses, percebi que temos uma ótima ferramenta de busca no YouTube e eu estava perdendo uma possível audiência nessa plataforma. Abri, então, o meu canal por lá, mostrando a minha forma de planejar, dando dicas de planejamento e ensinando como usar os meus produtos. O canal não é totalmente dedicado aos produtos da pleena, também faço resenhas de outros itens de papelaria e produtividade.


Em 2021, curti muito o Tik Tok, porém usava a plataforma apenas para meu entretenimento. Só em 2022 decidi criar uma conta para a pleena e começar a postar vídeos por lá também. No entanto, essa não é uma plataforma que meu público alvo use com frequência, então não priorizo a produção de conteúdos nela.


Então hoje, em 2022, produzo conteúdos para a pleena em quatro plataformas distintas: Instagram, Blog, Youtube e Tiktok.


Para encerrar esse breve relato da minha história com conteúdo digital, em 2021 assumi as redes do Cappra Institute e CappraLab e, até o momento, sou a responsável pela comunicação digital deles.


Sendo assim, tenho experiência para falar sobre ferramentas digitais e analógicas, pessoais e para gestão de equipe, para a produção de conteúdo digital.


Nos próximos posts iremos falar sobre ferramentas digitais e analógicas de planejamento de conteúdo, falaremos um pouco sobre como duplicar conteúdo entre redes distintas, sobre a frequência de postagens em cada plataforma e também os tipos de conteúdo que estão presentes nelas.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page