Os 7 tipos diferentes de descanso

Eu acabei de ver no TikTok e tive que vir direto aqui escrever sobre isso.

O vídeo que apareceu pra mim foi da conta @tedtoks, não sei se é original ou não, mas o conteúdo é incrível e decidi compartilhar por aqui.

Muitas vezes nos sentimos cansadas, mesmo depois de uma noite bem dormida. Mas por que isso acontece?

Existem 7 diferentes tipos de descanso, são eles:


  1. Descanso físico: Aquele que ao dormir, receber uma massagem, fazer ioga etc, nos sentimos renovados.

  2. Descanso mental: Devemos tirar alguns pequenos momentos do dia para "desligar a mente", manter sempre o planner por perto para anotar qualquer pensamento que tivermos e não tentar lembrar tudo de cabeça.

  3. Descanso sensorial: Sabe quando desligamos o ar condicionado ou o ventilador depois de estarem muito tempo ligados? Essa sensação de alívio que dá. Desligar equipamentos ruidosos, desligar as telas, minimizar os estímulos externos.

  4. Descanso criativo: Entre em contato com coisas, ambientes, situações inspiradoras. Desenhe, olhe para imagens agradáveis (alô vídeo de gatinho depois de ver filme de terror).

  5. Descanso emocional: Permita-se expressar exatamente o que sente, sem a necessidade de agradar alguém. Coloque a sua vontade em primeiro lugar.

  6. Descanso social: Quais relacionamentos de cansam e quais te energizam (presencial ou virtualmente)? Dar uma pausa das redes sociais, se recolher e ficar só ou apenas com quem lhe acrescenta energia positiva.

  7. Descanso espiritual: Aqui não falo de religião, mas sim da prática espiritual. Seja oração, meditação, conversar com uma pessoa que você considere sábia, que te faça sentir amada, aceitada e com um senso de propósito na vida.

Na minha vida eu costumo dizer que vou "vegetar um pouco" quando vou assistir TV (principalmente algum seriado muito idiota, que não precisa pensar). Nesse momento eu estou ativando os descansos mental e criativo, afinal não preciso pensar e nem criar nada, e ainda posso assistir alguma coisa bem água com açúcar que me inspira.


Para descanso emocional e social eu me retiro para o quarto e leio, leio até dormir. E meu descanso espiritual acontece pelas manhãs quando escrevo e leio a meditação do dia.

Acho interessante fazer listas de atividades para cada um desses tipos de descanso e distribuí-las ao longo dos dias, assim conseguimos nos manter revigoradas.




(Aviso: as informações aqui compartilhadas são a minha interpretação, ideias ou tradução livre do conteúdo de https://ideas.ted.com/the-7-types-of-rest-that-every-person-needs/ )

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo