top of page

Descanso: a ferramenta mais importante da produtividade?

Eu já falei por aqui, em outro post, sobre a importância do ócio na criatividade, e nos últimos meses eu tenho percebido, ainda mais, a necessidade do descanso para me manter produtiva.



No final de 2022, eu e meu esposo resolvemos tirar férias, descansar a mente e espairecer na praia. Não sei você, mas eu, como empreendedora, tenho sérias dificuldades de me desligar completamente do trabalho (a mente fica martelando em listas de tarefas infindáveis). O maior problema é que as tarefas dessas listas são vinculadas a coisas operacionais dos meus negócios (aquelas do dia a dia, que precisamos fazer para a roda não parar de girar), e não movimentos estratégicos para que as minhas empresas cresçam e se desenvolvam.

Depois de três dias na praia, começou a chover torrencialmente, não tínhamos muito o que fazer e já fui logo pensando em trabalho. Porém, como estava em um ambiente onde não poderia cumprir nenhuma tarefa operacional, minha mente começou a focar na parte estratégica para 2023. Depois de apenas TRÊS dias de descanso, onde não foquei em trabalho e tentei curtir ao máximo o meu ócio, meu cérebro se sentiu confiante em gerar ideias e pensamentos úteis para que o próximo ano fosse o melhor possível!

Durante os meses anteriores, minha cabeça não conseguia pensar em ideias, em estratégias de marketing e vendas que fossem interessantes, afinal estava ocupada de mais com a lista interminável de tarefas operacionais. Mas bastou um breve descanso, que a inspiração veio.


Mas por que decidi escrever esse artigo apenas agora, meses depois?


Porque aconteceu novamente.

Quando escrevo este artigo estou com 40 semanas de gestação. Desde às 38 semanas, decidi pegar mais leve no trabalho, descansar e esperar pela chegada do baby. Percebi que nessas últimas semanas, onde o meu foco era o descanso e não o trabalho (embora eu tenha trabalhado todos os dias por um período de tempo bem menor), tive um aumento de criatividade e insights. Isso tudo corroborou minha hipótese inicial: precisamos de descanso para sermos produtivos e ócio para sermos criativos.


Por mais que esteja trabalhando menos horas nessas semanas, os períodos de trabalho são melhor aproveitados, muito mais produtivos e, inclusive, muito mais criativos.


Então se você, assim como eu, estiver trabalhando 14h por dia, correndo na roda e com uma lista de tarefas interminável na cabeça, tenta descansar (mas descansar de verdade), focar em outras coisas e curtir um pouco mais a vida. Quem sabe quando você voltar a trabalhar, sua produtividade esteja maior e sua criatividade melhor...

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page