Bloqueio de Calendário | Calendar Blocking

Estamos sempre procurando técnicas de melhorar a nossa produtividade e de fazer render o tempo que temos.



Uma dessas técnicas que "encontrei pelo caminho" foi o Calendar Blocking, conhecido também como time blocking, ou em tradução livre "bloqueio de calendário" ou "blocos de tempo".

Tem bastante conteúdo sobre esse método internet a fora e não tenho certeza de quem o criou, só sei que eu o descobri com a Amy Landino do canal Amy TV no YouTube (em inglês).

Em linhas gerais você deve planejar o seu dia e semana bloqueando espaços de tempo para determinadas tarefas. Você determina quanto tempo dedicará para cada coisa e não ultrapassa jamais aquele período que você bloqueou.


Por exemplo no dia de hoje (exemplo acima) eu dediquei 1h logo cedo para responder comentários no instagram e ser ativa nessa rede social, logo depois dediquei mais 1h a arrumar a minha casa e colocar as coisas em ordem (e alimentar as minha cadelinhas). Depois paguei uma conta e agora estou escrevendo esse post (que me dei 1h30min para terminar). Logo mais vou almoçar e assim por diante.

Uma questão importante, que facilita a vida ao utilizar este método, é definir cores para cada tema. No meu caso utilizo:

  • Lilás: para coisas pessoais

  • Roxo: para quando preciso estar arrumada, vestida, maquiada

  • Rosa forte: trabalho

  • Rosa claro: Coisas que envolvem eu e o meu marido

  • Amarelo: tarefas domésticas

  • Vermelho: contas

  • Azul: atividade física


Outro macete para aprimorar essa técnica é fazer o uso de timers (aplicativos ou aqueles de cozinha mesmo). Eu uso o Forest (no celular), o TaskLog App (no PC) e um timer de cozinha para quando quero ser enfática para as pessoas ao meu redor de que NÃO DEVO SER INTERROMPIDA. O contra do timer de cozinha é que ele só vai até 60min...


Esse é o meu timer, minha mãe que me deu e eu amo ele de paixão. Já tive outros, mas esse é o mais especial para mim.


O mais interessante desta técnica é que, quanto mais você a aplica, melhor entende quanto tempo precisa para executar determinadas tarefas e consegue se tornar cada vez mais eficiente quanto a sua gestão do tempo.

Vale a pena testar, principalmente se você precisa de um pouco mais de disciplina para cumprir as suas tarefas diárias.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo