Planejamento mensal

Resolvi mudar a programação de posts aqui do blog para trazer esse assunto com tempo suficiente antes da virada do mês para que você possa se planejar já usando essas dicas.



Quem acompanha meu Canal do Youtube já está cansado de saber que uso listas para tudo. Tenho lista de revisão semanal, lista de revisão mensal, lista de rotinas (diária, semanal para o trabalho e para o pessoal, mensal) e etc. Sendo assim, venho compartilhar um pouco do meu passo-a-passo para planejar o mês que está por vir.


Primeiramente, planejo os compromissos, eventos e datas importantes. Para isso gosto de usar o mês em duas páginas, ou um formato que me permita ver o mês como um todo.


Neste local coloco, além dos compromissos, coisas como contas a pagar e prazos de recebimento de compras online ou recebimento de pagamentos periódicos.




Outra coisa que planejo mensalmente são as minhas metas e objetivos. Uso esse insert pois tem tanto um calendário que uso para controlar datas de postagens do blog, postagens de vídeos no canal do Youtube, dia do planejamento de postagens das redes sociais e lançamento de produtos novos no site (que por enquanto são realizados semanalmente). Claro que não são grandes lançamentos todas as semanas, mas sempre tem algo de novo no site toda a sexta-feira.


No espaço logo abaixo do calendário, onde está escrito "tarefas" eu geralmente "dou nome aos bois" e defino quais conteúdos vão ao ar em qual data. Por isso que eu disse que esse post na realidade está fora da programação, pois hoje era para ir ao ar um post sobre bloqueio de calendário.


Na página seguinte, onde é dividido principalmente em pessoal e profissional, eu separo idéias de assuntos para tratar durante o mês (para gerar conteúdo), idéias de produtos para lançar durante o mês entre outras metas e objetivos pessoais. Ah, mas você pode dizer, isso não são metas e objetivos, e realmente, não são. Eu utilizo mais como um local de planejamento de conteúdo, pois a minha meta nesse momento é trazer consistência para vocês, com conteúdo de valor e se eu seguir este planejamento estarei cumprindo o meu objetivo e atingindo a minha meta.


Talvez, e muito provavelmente, minha meta mude ao longo do tempo e eu venha a utilizar esse insert para definir metas de vendas, arrecadação ou quaisquer outras metas que venham a surgir.


Também sugiro que se faça um balanço geral dos gastos do mês que se passou e ver onde se pode reduzir pequenas despesas desnecessárias e aproveitar para criar a página do mês seguinte para controle financeiro.


E por último, mas não menos importante, quem sabe manter uma lista de tarefas gerais para o mês também seja interessante.


Se você gostou, salve essa imagem no Pinterest!



84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo