top of page

Técnica do Pomodoro

Hoje é dia de desvendarmos a técnica do POMODORO.



Essa técnica foi criada por  Francesco Cirillo quando utilizando um timer de cozinha no formato de um tomate (pomodoro em italiano) ele percebeu que conseguia se manter focado, afinal sabia que em 25min teria um intervalo para relaxar.

Então, como que funciona a técnica original?

 

Basicamente assim:

Trabalhe 25min focado

5 min de intervalo

Trabalhe 25 min focado

5 min de intervalo

Trabalhe 25min focado

5 min de intervalo

Trabalhe 25 min focado

15 ou 30 min de intervalo

Trabalhando dessa forma você quebra grandes tarefas, as quais parecem montanhas intransponíveis, em pequenas etapas mais possíveis de realizar. Também, você trabalha com o sistema de recompensa, pois a cada 25 minutos de trabalho intenso, você tem 5 minutos a desfrutar livremente.

Outros sistemas utilizam versões adaptadas dessa técnica, como por exemplo o sistema Fly Lady de manutenção doméstica.

A Fly Lady (site em inglês) utiliza timers tanto para o destralhamento da casa quanto para a faxina.

Tendo um tempo determinado e principalmente um controlador desse tempo (timer), você sabe que a tarefa irá demandar apenas alguns minutos bem definidos do seu tempo, e não o dia interio.

Esse sistema de manutenção doméstica trabalha com:

            2 min para organização/limpeza do Hot Spot (mais detalhes em no site da FlyLady)

            15 min destralhando a casa ou zona específica

            10 min para cada tarefa da faxina.

No entanto essas técnicas dependem drasticamente do comprometimento do usuário ao respeitar os alarmes, tanto em terminar o intervalo, quando em pausar a tarefa quando for a hora de relaxar.

Como usar a técnica do pomodoro no seu Planner



Normalmente uso timers no dia-a-dia para a manutenção da casa, seguindo o sistema Fly Lady. Mas a técnica do pomodoro propriamente dita eu utilizo para aquelas tarefas mais maçantes, longas ou que eu não queira fazer. No trabalho utilizo demarcando períodos de trabalho intenso escrevendo, editando ou produzindo efetivamente (ambos demandam muita atenção e requerem vários “passos”). Já na faculdade, utilizava o pomodoro não só para estudar para provas, como também para a elaboração do TCC.


Para poder controlar quantos pomodoros e, consequentemente, quanto tempo despendi em uma dada tarefa, marco no meu planner adesivos com um tomate e pontos os quais me informam quantos intervalos de 25min eu gostaria de fazer. Conforme vão sendo cumpridos esses intervalos, vou marcando no adesivo.É possível utilizar o sistema de cores para diferenciar tarefas e atribuições, por exemplo Laranja é trabalho, Rosa é faculdade e Rosa claro é o TCC. Assim, marca-se a borda do adesivo conforme a área a qual aquele podomoro se refere.

Sites com Pomodoro Online

Eu particularmente utilizo timers online como por exemplo o Tasklog App (antigo Tomatoid), no qual tenho cadastro. Mas também existem outros sites muito interessantes e gratuitos como: tomato timer , pomofocus , tomatotimers , pomodoro tracker , marinara timer entre outros. Além é claro dos aplicativos de celular como o Forest.

Esse tipo de técnica pode ser facilmente adaptada ao estilo de vida de cada um, podendo ser mudado os tempos de trabalho e/ou intervalos.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page