Planner digital: aplicativos úteis

Hoje vamos falar sobre planners digitais e aplicativos que ajudam na organização.

Separamos em quatro categorias principais: notas, tarefas, hábitos e calendário.


Notas


Aplicativos de notas são aqueles que usamos para "substituir" um caderno, por exemplo o evernote onde estou escrevendo esse post nesse momento. Nesses aplicativos normalmente você consegue organizar as notas em cadernos e com etiquetas por temas.


Eu uso o Evernote( https://evernote.com/intl/pt-br) para escrever e organizar as minhas postagens. Quando estava na faculdade, usava para organizar as minhas pesquisas de trabalhos e do TCC bem como para transcrever as minhas entrevistas. Você pode acessá-lo pelo navegador da internet ou pode baixar no computador ou no celular.


Outra opção muito similar é o OneNote, aplicativo da Microsoft. Eu fui apresentada a este mundo dos aplicativos de notas pelo OneNote que veio já instalado no meu computador na época da faculdade. A melhor parte desse aplicativo, para mim, é poder escrever em qualquer lugar da página. Adicionar imagens,gráficos e fazer anotações por cima são umas das maiores facilidades desse aplicativo de notas. Também está disponível para PC, navegador web e para Android.


Tarefas


Para quem busca um simples aglomerador de tarefas, onde se pode incluir listas e checar os quadradinhos conforme for terminando as coisas. Nessa lista é que existem a maior quantidade e diversidade de apps, mas aqui irei falar apenas de alguns pois novos surgem todos os dias.


O Todoist é um aplicativo de lista de tarefas onde você pode determinar um dia específico para realizá-la, pode definir lembretes e também adicionar etiquetas para separar os afazeres de acordo com a sua preferência. Ele também conta com definição de prioridade de tarefa e a facilidade de definir todas essas informações na mesma caixa de texto utilizando palavras chave (#: para etiqueta; @: para local; !!1: para prioridade; amanhã: para o dia de realização).


Fonte: adaptado de https://tecnoblog.net/218915/melhores-apps-lista-tarefas/


Outro app de lista de tarefas é o Any.do. Ele também segue essa linha de listas com etiquetas e com a possibilidade de definir datas, no entanto ele tem a possibilidade de também ser usado como calendário e manter tudo em um lugar só. Eu particularmente prefiro a interface dele à do Todoist, mas isso é questão de gosto.


Fonte:  https://www.any.do/pt-br/


Hábitos


Para controle de hábitos eu sou muito suspeita para falar pois tenho um favorito: Habitica. O Habitica pode ser usado tanto no celular (app) quanto no navegador. Ele é inicialmente um controle de hábitos, mas possui de tudo um pouco: hábitos, tarefas recorrentes e afazeres únicos. Ele faz com que as suas tarefas e os seus hábitos virem um jogo de RPG o qual você pode jogar sozinho ou em grupo. Eu uso o Habitica há 5 anos e posso fazer um post inteiro apenas falando sobre ele.



Outro app que eu usei por bastante tempo foi o 7 Weeks-hábitos sob controle. É um aplicativo bem mais simples e descomplicado do que o anterior. Você escolhe quais os hábitos e o app cria um calendário. Esse calendário é que faz toda a diferença pois você pode ver muito claramente os dias em que cumpriu ou não aquela tarefa. É muito visual e de fácil entendimento. 

Calendários


Calendários, acho que com esses aplicativos já estamos mais acostumados. 


Vamos começar pelo Google Calendar/agenda , que basta ter uma conta no Gmail para ter acesso. Eu costumo usar a técnica de blocos de tempo separando os vários momentos da minha semana por tarefas parecidas e colorindo-as de acordo com a sua categoria. Acho que essa técnica pode ser adequada a qualquer tipo de calendário (até em papel).



Quem utiliza o email do Microsoft Outlook pode se beneficiar do seu calendário também (daí adequando a sua vida). Por exemplo, em uma das empresas onde trabalhei se utilizava o Outlook e todas as reuniões eram agendadas por lá, não fazia sentido eu utilizar outro calendário e transferir as informações de um para o outro. Mas num geral aplicativos de calendário são bem semelhantes e o ideal é você utilizar o mesmo que os seus colegas mais utilizam para marcar as reuniões.

Fonte: https://techcommunity.microsoft.com/t5/outlook-blog/calendar-updates-in-outlook-for-windows-gives-you-time-back/ba-p/483557

Nos próximos posts falaremos sobre Planners analógicos (em papel).


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo