top of page

Planner analógico: Layout ideal para cada pessoa

Seguindo o tema da escolha do planner, vamos começar a falar sobre planners analógicos, aqueles de papel mesmo.


Temos diversos tipos de sistemas de organização analógicos. O mais comum de todos, a agenda; temos também planners encadernados (aqueles que já vêm prontos com um determinado layout e sistema embutido); existe também o sistema de discos e os planners argolados (tipo fichário), e por último, mas não menos importante, temos o método de bullet journal.


Neste post vamos falar dos layouts mais comuns para agendas. (Lembra que já comentamos que uma agenda faz parte de um planner, mas não é o todo dele.)

Esses layouts podem ser encontrados em todos os tipos citados anteriormente, tanto para os sistemas mais engessados (aqueles que já vêm encadernados), quanto para os sistemas mais flexíveis (discos, argolados e bujo).


Vou te ajudar a entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada formato e, quem sabe, te auxiliar a escolher o seu layout ideal.


Semanal Horizontal


Vamos começar pelo layout mais fácil de encontrar tanto em planners, quanto em agendas e bujo (bullet journal).

Esse layout é simples e permite que você escreva frases. Você pode encontrá-lo em uma semana em uma página (que tem menos espaço para escrever em cada dia) ou uma semana em duas páginas (o layout mais comum de todos e que te dá mais flexibilidade).


Semanal 1 semana em 1 pg

Uma semana em uma página não te dá muito espaço para escrever tarefas, então é ideal para pessoas que usam planners ou lista de tarefas em conjunto com a agenda. É perfeito para quem tem poucos compromissos e também para planejamento futuro.




Eu uso uma variação deste layout pois é muito raro ter mais de um compromisso com hora marcada por dia.




Semanal 1 semana em 2 pg


Uma semana em duas páginas na horizontal é um dos layouts mais facilmente encontrados em planners e até mesmo em agendas mais tradicionais. É um formato que permite maior flexibilidade que o anterior por permitir tanto escrever frases, quanto separar cada dia em duas partes e utilizar com duas funções diferentes (manhã/tarde, compromissos/tarefas, trabalho/pessoal, etc).




É perfeito para quem tem letra grande, escreve bastante ou gosta de decorar com adesivos.


Semanal Vertical


O layout vertical é mais facilmente encontrado em planners encadernados e discos. Normalmente é mais utilizado "livros" maiores por ter colunas mais "apertadas".




Ele geralmente é dividido em caixas e pode ter três ou quatro caixas por dia. A vantagem deste layout é poder organizar os seu dia por contextos (cada caixa um tema) ou por turnos (manhã , tarde e noite, e tarefas se tiver quatro caixas). Esse layout também é bastante vantajoso para quem gosta de decorar bastante pois existe muita variedade de adesivos criados exatamente para esse tipo de formato (muitos gratuitos, até).


Semanal Vertical com horas


Para quem tem muitos compromissos diários com hora marcada (quem trabalha com serviços e atende clientes/pacientes por hora) encontra no layout semanal vertical com horas o seu melhor companheiro. No entanto esse formato dificulta a inserção de tarefas de curta duração, pois geralmente as divisões dão de no mínimo 30 minutos.




Ele também é perfeito para quem costuma fazer a técnica de calendar blocking.


Diário


Este é definitivamente o mais facilmente encontrado em agendas tradicionais, e não tão largamente usado em planners. Aqui temos uma página inteira dedicada para um único dia. Esse layout é o ideal para quem usa planners menores (persona, A6, pocket etc) ou, caso você use um planner maior, para quem precisa de muito espaço para escrever.




Esse tipo de miolo geralmente vem com espaço para tarefas e agenda (compromissos) e é o que tem maior variedade de modelos diferentes disponíveis na internet.





Mensal


E finalmente chegamos na polêmica "visão mensal". Para alguns, indispensável, para outros, uma perda de espaço.



[inserir foto visão mensal]


E particularmente utilizo apenas para compromissos e planejamento futuro. Mas ela pode ser largamente utilizada para controle de hábitos, planejamento de posts/vídeos/fotos etc. Eu acho essa visão muito democrática e, se você se permitir, é o local onde a sua criatividade pode fluir com mais facilidade.



No próximo post iremos falar sobre outros inserts/miolos muito úteis e que podem compor o restante do seu planner, conforme a sua necessidade.

574 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page