Planejamento semanal

Como vamos, gente plena desse blog?

Hoje vamos conversar um pouco sobre planejamento semanal, sua importância e como fazer.

Uma vez, quando eu ainda trabalhava em uma empresa, estávamos conversando sobre o quê iríamos fazer naquela sexta-feira à tarde e eu comentei que iria planejar a minha próxima semana. Um dos meus colegas então disse: eu não tenho tempo para ficar planejando a próxima semana, tenho muita coisa para fazer.

Aí eu respondi: quem sabe tu não tenha tempo para planejar a tua semana justamente porque tu não tirou um tempo semana passada para planejar essa semana.

"Você deve sentar-se em mediação por 20 minutos ao dia, a não ser que seja muito ocupado. Neste caso, deve sentar-se por 1 hora."

Provérbio Zen

Essa frase faz muito sentido. Quanto mais coisas temos para fazer, mais devemos nos sentar e pensar sobre, planejar o que temos que fazer.

Eu costumo fazer o meu planejamento semanal no sábado, nunca no último dia da semana pois caso aconteça algum imprevisto, ainda tenho tempo de fazê-lo antes da próxima semana começar. Também é conveniente fazer o planejamento na sexta, domingo ou até na segunda de manhã (embora esta última opção seja a minha menos recomendada).

Para fazer o planejamento da próxima semana eu recomendo utilizar um checklist com todas as coisas básicas que temos que lembrar, dados os nossos papéis individuais.

Eu, particularmente, tenho os seguintes papéis para os quais tenho que me planejar: empreendedora (tenho meu próprio negócio no qual tenho diversos outros papéis a desempenhar, mas aqui vou resumir a esse), dona de casa, indivíduo. Este último papel todos temos, mesmo que muitas vezes esqueçamos dele. Mas precisamos lembrar de priorizar algumas metas pessoais.

Para cumprir estes meus papéis, eu reservo 30 minutos da minha semana para planejar a semana seguinte. Sigo o meu checklist que contém algumas informações básicas como verificar aniversários e datas importantes, e informações mais específicas como verificar os números de postagens e vídeos.

A partir daí, começo a preencher meu planner. Insiro os meus horários de trabalho (que variam de acordo com o dia), insiro as tarefas recorrentes e penso em cada aspecto e cada meta a atingir. Avalio cada dia e quanto tempo já tenho ocupado dele, assim posso distribuir melhor aquelas tarefas que são muito importantes mas nada urgentes, e que geralmente acabam sendo escanteadas.

Eu também costumo planejar coisas como as refeições semanais e tarefas domésticas, pois esse é um dos meus papéis a cumprir. Eu não sou a responsável por desempenhar todas as tarefas domésticas, mas sou a pessoa que coordena e mantém, de certa forma, um registro do que deve ser feito.




Caso você precise de uma motivação extra para planejar a sua semana, me segue lá no Youtube, posto dois vídeos por semana (um no final de semana e outro quarta).





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo