top of page

Planejamento de conteúdo [Parte 3]: Ferramentas analógicas



Desde o ano passado, costumo usar o refil de um mês em duas páginas para planejar o conteúdo de todas as redes. O legal de ter essa visão mensal é poder alinhar a relação entre cada rede. Dando um exemplo, esse artigo está sendo publicado no blog, porém farei menção dele lá no meu Instagram, chamando o pessoal para vir aqui lê-lo. O post no Instagram será apenas trazendo as ideias principais, uma sinopse. Posso também montar um vídeo falando sobre o mesmo tema, fazendo, assim, com que cada pessoa possa consumir esse conteúdo no melhor formato para ela.


No caso de duplicar conteúdos entre blog e Youtube, sinto a necessidade de trazer pontos distintos em cada um deles, para não ficar redundante caso você me acompanhe em ambos locais.


Porém, para cada conteúdo e rede, existe uma sequência de ações/tarefas que precisam ser feitas e usar apenas esses refis mensais não estava dando conta da organização da produção de conteúdo. Então decidi criar um refil novo para controlar cada etapa do processo de desenvolvimento dos posts.






Tenha em mente que criei esse refil com as minhas necessidades, por isso estou disponibilizando ele como arquivo gratuito para você baixar.


Na primeira página desse refil temos uma capa. Essa capa pode ser usada para fazer uma colagem com as imagens de referência para o mês, servir de espaço para anotações ou até mesmo deixar em branco apenas separando as partes do planner.





Na segunda página temos a visão geral das redes. Existe um espaço específico para você anotar Datas Importantes, que podem ser gerais (como feriados) ou datas comemorativas específicas (aniversário da loja, dia do consumidor etc). Tem um espaço específico para o tema do mês, seja algo que você queira focar em falar ou a temática sazonal (natal, halloween, dia das crianças...). A parte de metas é muito importante também. Com ela você pode acompanhar a evolução do tráfego, inscritos, seguidores e visualizações. E por último, um espaço para rascunho de ideias.




A terceira página é dedicada ao blog e ao Youtube. Aqui que as coisas ficam mais específicas para as minhas necessidades, mas podem ser muito úteis para você também. Tenho como meta publicar 1 post no blog e 2 vídeos no canal por semana, sendo assim, temos quatro linhas para conteúdo de blog e oito linhas para Youtube. Se a sua frequência de postagens é maior, você pode entrar em contato comigo e fazemos esse refil personalizado para as suas necessidades, porém será pago😉 .


Pensei em quais são os passos necessários para cada tipo de conteúdo. No caso do blog, a primeira coisa que faço é uma pesquisa. Leio, vejo vídeos e pesquiso muito o assunto antes de escrever. É útil usar referências, principalmente quando não estamos falando de vivência própria. O segundo passo é escrever (algo que estou fazendo nesse momento). Depois preciso selecionar, editar, criar as artes ou fotos que acompanharão o texto. Em muitos caso é algo simples, que em 20 minutos resolvo, em outros (como nesse post), preciso despender mais tempo, pois temos várias fotos próprias ilustrando cada parte do texto. E, por último, postar ou agendar a postagem.



As próximas páginas são bem parecidas, uma dedicada ao Instagram e a outra ao Tik Tok.

Em ambas temos espaços para datas e títulos para 23 postagens. Na página dedicada ao Instagram temos as colunas:


  • Tipo: Qual o formato do post? Reel, Story, Card, Foto, Vídeo, Live etc.

  • Data: Quando o post vai ao ar?

  • Título: Como você identifica esse conteúdo?

  • Arte/foto: Qual o elemento visual?

  • Legenda: O que você vai dizer sobre isso?

  • Agendar/postar: Já está pronto para ser publicado?

  • Stories: Vamos chamar a comunidade para ver o post novo?



Já a página dedicada ao Tiktok é um pouco diferente. Por lá temos apenas vídeos, então a coluna "Tipo" foi suprimida. Os passos para postar vídeos nessa plataforma são um pouco diferentes: gravar, editar, legenda (o menos significativos de todos por aqui) e postar.




E para fechar esse refil, uma página dedicada à ideação. Aqui você pode escrever ideias para o próximo mês, trends que estão rolando e contas para se inspirar.


No próximo e último artigo desta série, vamos falar sobre frequência de postagens de cada plataforma, tipos de conteúdo, ferramentas gerais que uso ou já usei e como fazer isso tudo funcionar em conjunto sendo apenas uma pessoa fazendo tudo.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page