Planejamento de conteúdo [Parte 2]: Ferramentas digitais


Aqui vamos falar em ferramentas de planejamento de conteúdo, e não ferramentas de criação ok? Posso fazer um outro artigo falando sobre o tema, caso seja interessante.


Temos dois tipos principais de ferramentas de planejamento: digitais e analógicas. A escolha de cada uma vai de acordo com vários fatores, como por exemplo se você trabalho com uma equipe ou não, sua mobilidade e também, preferência.


Por aqui, costumo usar o Google Calendar e o Asana para planejamento e controle do andamento dos conteúdos da Cappra. Essas ferramentas foram escolhidas pois por lá trabalhamos em equipe (eu faço o planejamento e copy, e trabalho com uma equipe de design para as artes). Como somos várias pessoas que trabalham para criar esses conteúdos e mais algumas que são interessadas em acompanhar a evolução desse trabalho, é necessário que o andamento esteja visível digitalmente.


No Google Calendar fazemos o planejamento mensal de conteúdos. Temos quatro cores distintas, uma para cada plataforma. Muitas vezes os conteúdos são duplicados em plataformas (por exemplo instagram e Linkedin), apenas levando em conta as mudanças de formato e alguns ajustes na linguagem do texto. Gosto do Google Calendar para planejamento mensal de conteúdos por três motivos:

  1. Permite que outras pessoas tenham acesso aos "eventos"

  2. Conseguimos fazer código de cores para cada rede e/ou tipo de conteúdo

  3. É fácil de mover os "eventos" de um dia para o outro (afinal redes sociais são dinâmicas e muitas vezes o que planejamos para daqui a duas semanas não dá mais certo e precisa ser modificado).


*a imagem está censurada pois são informações de cliente


O Asana (ou o Trello, se você preferir) é o local ideal para acompanhar a evolução de cada conteúdo. Podemos visualizar em forma de lista, quadro etc, e ir organizando conforme a etapa na qual o conteúdo se encontra. Também é um aplicativo gratuito e que você pode trabalhar com mais pessoas.


Porém, eu sou uma pessoa do analógico, penso muito melhor com papel e caneta na mão. Então, no próximo artigo irei mostrar como organizo e planejo meu conteúdo no meu planner, quais miolos uso e como eu uso eles.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo