top of page

MVD: Mínimo viável diário

Ontem comentei no meu instagram (@pleena.plan) que o dia estava difícil, que seria um dia de mínimo viável diário. Mas o que é isso?



Essa ideia me foi apresentada pela Thais Godinho, do blog Vida Organizada (assim como muitas das técnicas e ferramentas de organização que eu aplico na minha vida). Ela conta neste post da onde surgiu a ideia de aplicar o conceito do Produto Mínimo Viável que as start-ups usam em seus lançamentos, na organização da vida.


Eu nunca tinha usado esse termo, preferindo sempre a me ater às top 3 do dia, prioridades do dia etc. Porém, quando me deparei com um dia de baixíssima energia, onde o corpo todo doía e a mente estava cansada, percebi que usar "prioridades" não fluía com o sentimento do dia. Se estou me sentindo mal, não quero dar a mínima para prioridades, quero fazer o MÍNIMO VIÁVEL para que o dia não vá por água abaixo, a casa não pegue fogo e eu não perca o meu emprego.


Qual é esse Mínimo Viável Diário? No meu caso, varia diariamente. Ontem, quando estava passando por um dia de MVD, a minha lista era composta de:


  • responder mensagens (slack, whatsapp, instagram, emails)

  • lavar meu cabelo (pois teria compromisso no dia seguinte)

  • limpar a pia da cozinha

  • repor os sacos de lixo

  • revisão de texto por 2h

  • planejamento de conteúdo de agosto para a pleena (planejei apenas uma semana, afinal, mínimo viável diário)


Ao invés de lavar roupa, deixei ela no cesto. Ao invés de cozinhar o almoço, aproveitei o momento para dormir e descansar. Ao invés de planejar o conteúdo para o mês inteiro, planejei a primeira semana e já comecei a produzir esse conteúdo, afinal fiquei inspirada a escrever sobre esse assunto.


Você já pensou no seu mínimo viável diário? Já se deu permissão de fazer apenas o necessário e deixar o corpo descansar, seja por doença ou por estar exigindo muito dele por muito tempo?


Sim, eu estou aqui também "ouvindo" o meu próprio conselho... Sou conhecida por emendar e trabalhar o dia inteiro.

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page