Você quem chegou no mundo dos planners agora, ou você que já está neste mundo há muito tempo, hoje vamos falar sobre os itens indispensáveis para termos no nosso acervo.
Sendo bem direta e sem enrolação, o que precisamos mesmo para nos planejar é um planner e uma caneta. Sendo ainda mais frugal, o mínimo necessário é um planner, pois se ele for digital nem de caneta você vai precisar.
Mas como por aqui amamos papelaria e planners de papel, acabamos tendo um milhão de coisas para complementar o nosso planner e caneta.
Vamos começar pelo item principal, o planner.
Ele pode ser de diversos tamanhos, formatos e tipos de encadernação. Pode ser do formato argolado (fichário), pode ser em espiral ou wire-o, pode ser tipo bullet journal ou etc., o mais importante é que tenha folhas para escrevermos e decorarmos.
O segundo item são as canetas. Conheço poucas pessoas que usam lápis ou lapiseira para escrever no planner.
As canetas podem ser de diversos tipos também, como esferográficas comuns, coloridas, canetas em gel (minhas favoritas), canetas com ponta de feltro e assim por diante. E tem um pessoal que ama aquelas canetas que tem múltiplas cores em uma só.
Eu sempre indico as canetas da pentel e da Uni-ball. Elas tem precinhos camaradas e são muito boas de usar. Sem contar que a tinta não borra e seca rapidinho.
Ainda na onda das canetas, temos as canetas marca-texto, ideais para quem gosta de colorir um pouco mais o seu planner. Uma maneira interessante de aproveitar todo o potencial dessas belezinhas é usá-las para criar um código de cores.
Resumidamente, para fazer um código de cores você determina uma cor para cada assunto, área da sua vida e marca as tarefas e compromissos com as cores das áreas.
Para guardar tantas canetas você vai precisa de estojos. Pode ser um daqueles estojos tradicionais com zipper e etc, que guardam muitas canetas. Mas se você é como eu, um estojo aberto, que cabe poucas canetas (mas aquelas leais que você usa sempre) é o ideal. Este tipo de estojo costuma ser mais elegante e é de fácil acesso quando está na bolsa.
Ah os post-its...
Eles vêm de todas as cores, formatos e tamanhos e são usados das mais diversas formas. Podem ser colados na tela do computador que a cola não marcará nada. Pode ser usados para marcar compromissos que podem ser movidos. Usados também para planejamento futuro e para deixar recados para os outros.
As wash tapes são fitas feitas de papel de arroz. No entanto aqui estamos usando o termo de forma bem geral, incluindo ditas adesivas coloridas e decotapes.
Esse tipo de fita é muito usado para decorar as páginas de forma a não tomar muito espaço da escrita (colando nas bordas das folhas, por exemplo). Também pode ser usado para fazer títulos, separar espaços (no caso dos bujos) e, a forma que eu mais gosto, marcar longos períodos de tempo que eu sei que não devo planejar outras coisas.
Nesse caso era um dia que eu ia passar fora de casa e não poderia fazer tarefas e tampouco agendar compromissos.
Os adesivos são os meus itens favoritos. Eles tem um propósito primordialmente decorativo, mas eu como planejadora minimalista e funcional, uso-os para marcar tarefas. São eles que detém o título de maior diversidade. Existem adesivos para todos os gostos, coloridos, minimalistas, com foil, glitter (ou fake glitter), transparentes e assim vai. E também são os mais fáceis de encontrar para vender, com o maior número de lojas oferecendo.
Já se você é o time que gosta de manter sempre os mesmos símbolos e etc, os carimbos podem ser bons aliados. Podem ser feitos de diversos materiais, mas os meus favoritos são os carimbos de silicone.
Existem muitos carimbos decorativos, mas eu particularmente gosto dos carimbos de ícones, que uso repetidamente no meu planner. Eu costumo fazer adesivos com os meus carimbos e etiquetas da pimaco (aquelas pequenas retangulares) e sar com frequência para marcar tarefas importantes.
Se você gostou deste post, lembre-se de salvá-lo para depois.
Comments