Intervalos,pausas, férias: a importância do ócio

Esses dias eu li em algum lugar que o que estamos vivendo não é "home office", o que estamos vivendo é uma quarentena em função de uma pandemia.

Isso é totalmente verdade.




Eu já trabalhava em casa antes disso tudo começar, e era diferente. Saía de casa para trabalhar em algum outro lugar pelo menos uma vez na semana. Via os amigos duas ou três vezes na semana e meus pais pelo menos duas vezes. Agora a vida se resume a trabalho.

Trabalho propriamente dito ou trabalho doméstico, é nisso que se resumem os meus dias. Estando nesse ritmo há 4 meses, percebi que preciso de lazer. Preciso fazer pausas e, quem sabe em algum momento, tirar umas férias.

Certa vez, quando eu ainda trabalhava para outra empresa, eu estava pedindo férias para o meu chefe. Por três meses eu perguntava quase que diariamente quando eu poderia tirar férias. Finalmente elas foram marcadas, mas um dia antes de eu me liberar, meu chefe resolveu marcar uma reunião comigo. Nessa reunião ele falou como eu estava desmotivada, não estava produzindo tanto quanto antes e assim por diante... eu respondi: é por isso mesmo que eu estou te pedindo férias!

Intervalos, períodos de relaxamento são importantes. Eles fazem como que a gente produza mais e melhor durante o tempo dedicado ao trabalho. Acabamos nos tornando mais criativos quando nos permitimos relaxar e termos momentos de lazer.

Trabalhar até o ponto de ter uma crise de burnout não é válido para ninguém, nem para você nem para o seu trabalho.

É claro, no momento estamos vivendo uma situação inusitada, diferente de qualquer outra coisa que alguém q esteja vivo hoje já tenha vivido. E por isso mesmo precisamos lembrar que ser produtivo não é produzir sempre, mas sim produzir bem.

Respeitar seu momento de descanso, aprender novo hobbies, instaurar rotinas que equilibrem ao máximo os três aspectos principais das nossas vidas (trabalho, casa/família, pessoal).

Como fazer intervalos e introduzir momentos de relaxamento no nosso dia-a-dia.

Primeiro, comece o dia fazendo coisas para você (mesmo que você tenha que acordar mais cedo para isso). Leia, medite, tome seu café em silêncio, escute um podcast, uma música ou audiolivro, escreva um diário de gratidão, diário ou morning pages.


Faça um intervalo no meio da manhã, 5 ou 10 minutos. Aproveite esse tempo para tomar um café/chá/água com calma, caminhe um pouco, se alongue, ou até dê uma visitada às redes sociais.

Lembre-se de parar para almoçar (seja o horário que for melhor para você). Coma sentado à mesa, com calma, e não em frente ao computador dando uma olhadinha nos emails.

Durante a tarde, dê outra pausa curta para um breve relaxamento. Quem sabe entre no Pinterest e se distraia um pouco. O Pinterest é uma daquelas redes sociais mais positiva e que não te cobra a perfeição.


Faça o seu melhor para terminar o seu dia de trabalho na hora certa, principalmente se você estiver trabalhando de casa. Muitas vezes quando trabalhamos de casa tendemos a continuar trabalhando depois da hora.

Quando você tiver concluído o seu dia de trabalho, saia do computador, nem que seja por meia hora. Se mexa um pouco, olhe TV, se alongue etc. Isso é importante para dizer ao seu cérebro que o trabalho acabou e, se você for sentar no PC novamente, o que você fizer ali por diante é lazer (jogar, ver Netflix, Youtube etc).


Quando chegar o seu dia de descanso semanal, descanse. Procure não responder mensagens de trabalho, dar uma espiadinha no email ou seguir a rotina de trabalho como de costume. Se você tende a tomar um café da manhã rápido durante a semana, procure fazer panquecas ou uma torrada durante os finais de semana e comer com calma.

E por último, tire férias ao menos uma vez por ano. É importante ter um período um pouco maior de tempo sem pensar em trabalho, apenas para relaxar e curtir a vida, a família e os amigos (e um lugar novo, depois que passar essa pandemia).

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Barão do Rio Branco, 187

 Sapucaia do Sul RS | 93214-340

CNPJ 35.232.764/0001-97

(51) 9 9935 7588

©2020 por Pleena. Todos os diretos reservados.