Espaço em branco no Planner

Você é daquelas pessoas que não pode ver um espacinho vazio no seu planner?

Se tiver um horário disponível no seu planejamento semanal, já vai preenchendo com alguma atividade?

Então este post é para você.



Hoje vamos falar sobre a importância de deixar um espaço em branco no seu planner, um tempo livre na sua agenda. E não, não estou me referindo ao tempo dedicado ao lazer.

Quando começamos a usar um planner e organizar tanto os nossos compromissos quanto as nossas tarefas, é comum que queiramos colocar tudo e mais um pouco pois "agora somos pessoas organizadas e plenas que dão conta de tudo". Mas a verdade é que aí superestimamos o nosso tempo e a nossa capacidade de fazer as coisas. Chega no final da semana e percebemos que não conseguimos fazer tudo que pretendíamos e acabamos nos sentindo mal, até mesmo incompetentes por não ter conseguido cumprir tudo o que planejamos.

A realidade é que só fomos incompetentes e uma coisa: planejar. Estimar o tempo necessário para fazer cada tarefa e saber quantas coisas você poderá fazer por dia é algo que, infelizmente, só vem com o tempo, com o hábito de planejar.

Por isso mesmo que o ideal é planejar espaços "em branco". São esses períodos de tempo, geralmente entre uma tarefa/compromisso e outro, que nos permitem conseguir fazer todo o planejado. Se algo durar mais tempo do que você planejou, é possível estender o período da tarefa. Caso você cumpra com a tarefa ou compromisso no tempo estimado ou até mais rápido, é sempre possível encaixar mais alguma coisa nesse horário, adiantar algo de outro dia etc.

É comum, também, quando planejamos as semana que a segunda e terça-feira sejam mais cheias e, conforme os dias vão passando, vamos preenchendo mais os outros dias. E deve ser assim mesmo. Caso a lista de segunda-feira não possa ser cumprida no dia, você pode transferir algumas tarefas para os próximos dias.

Da mesma forma funcionam com os imprevistos. Se você abarrota a sua agenda com tarefas e compromissos e algum imprevisto urgente acontece, você não consegue dar conta de tudo. Então deixe espaços em branco para imprevistos e mantenha uma lista de tarefas que precisam ser realizadas mas não tem uma data específica, assim caso sobre tempo você poderá ocupá-lo com algum item dessa lista.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo