Dicas parar trabalhar de casa (em tempos de crise ou não)

Eu trabalho de casa há pelo menos 3 anos (tirando um período curto de 7 meses nesse meio tempo), então desenvolvi algumas técnicas para me manter produtiva nesse ambiente. Casa, para a maior parte das pessoas é local de relaxamento e descanso, então, para transformá-la em um espaço também de trabalho precisamos, primeiramente:





1. Definir um local de trabalho


Pode ser que na sua casa você não tenha uma escrivaninha, ou um cômodo dedicado ao trabalho. (Aqui em casa tenho o meu home office e é uma benção ter um espaço completamente separado.) Se você tiver escrivaninha ou um home office propriamente dito, faço uso desse local. Faça dele um santuário, onde você senta para começar a trabalhar e sai ao fim do trabalho ou nos períodos de descanso. Não use este espaço para comer, olhar seriados ou relaxar. Isso facilitará você entrar no "work mode" todos os dias.


Caso você tenha que trabalhar da mesa de jantar/mesa da cozinha ou de qualquer outro local, eu recomendo que remova objetos desnecessários (a toalha de mesa, as coisas do café da manhã das crianças que nem acordaram ainda etc) e as reponha apenas durante o período das refeições.


Se você decidiu trabalhar do sofá (o que eu muitos casos é possível, mas terrivelmente tentador para dormir ou se distrair) então a minha dica é: trabalhe sentado, não deitado nem "jogado". Se possível, sente sempre do mesmo lado quando estiver trabalhando, e troque de lado e posição quando for relaxar.


Relembrando, aqui a questão é dar a dica para o seu cérebro que agora é hora de focar e não de relaxar.





2. Evitar distrações


Essa vai ser difícil, ainda mais se houverem crianças na casa. Colocar fones de ouvido (de preferências aqueles bem grandes) é uma forma de sinalizar aos outros moradores da casa de que você está em um período de foco e não deve ser interrompido.


Música clássica ou sem letra também é uma ótima forma de criar um som que disfarça barulhos externos.


Não ligue a TV (isso inclui youtube, netflix, amazon prime, e similares). Não se engane, você irá se distrair. Exceto se o seu trabalho for algo mais mecânico ou simples que não demande grande concentração.






3. Estabelecer uma rotina


A sua rotina de trabalho em casa não será a mesma rotina de trabalho do escritório. Coloque o dispertador para o horário de sempre, mesmo que você não vá gastar 2h no trânsito. Você pode usar essas duas horas para fazer aqueles pequenos serviços domésticos que sempre existem. Fazendo isso você terá menos tentado a fazê-los durante o período de trabalho.


Vista-se, mesmo que não vá sair de casa. Tendemos a trabalhar mais/melhor se estamos vestidos com roupas apropriadas (roupa apropriada=qualquer outra coisa que não seja pijama).


Determine horários para fazer pausas e lanches. Cuidado para não abrir a geladeira cada vez que sair da cadeira, apenas porque ela está por perto (a balança aprova essa dica).






4. Caminhar mais (ou se exercitar intencionalmente)


Sabe aquela história de pegar tudo o que você precisa para "fazer uma viagem só"? Então, trabalhando de casa você, provavelmente, irá caminhar muito menos. Então aproveite qualquer deixa para caminhar mais. Vai estender roupa no varal? Pegue uma peça na máquina, caminhe até o varal, estenda, volte até a máquina e assim por diante.


Faça umas abdominais, ioga, coloque um vídeo com alguma aula para fazer em casa.


Seu corpo vai agradecer.






5. Criar lista de tarefas (nem que seja lista de tarefas feitas)


Para evitar a sensação de não ter feito nada durante o dia, faça lista de tarefas. Você pode fazer uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia, ou, ir escrevendo o que você fez após tê-lo feito.


Você vai se surpreender com quantas coisas é capaz de fazer em um dia de trabalho em casa.






6.Curtir sua casa


Aproveite para tomar o seu café ou o seu chá, para trabalhar descalço, afofar os seus filhos e pets. Aproveite para fazer um bolo e sentir o cheiro dele assando e comer durante a pausa da tarde (você vai perder 15 minutos para fazer o bolo). Acenda aquela vela cheirosa que no escritório você não pode usar. Faça desse período uma fase agradável.


Desejo a todos um ótimo home office.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo