top of page

A importância do Planejamento

Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento?


Você pode levar a vida como o Zeca Pagodinho ("deixa a via me levar, vida leva eu..."), mas o mundo gira e coisas são construídas a partir de planejamento.


As pessoas só conseguem viver a vida tipo Zeca porque existem outras mil pessoas planejando por elas. A tele entrega que ela pediu porque no calor do momento estava com vontade de comer uma pizza, teve todo o planejamento do estabelecimento para comprar os ingredientes, preparar as coisas com antecipação. A estrada que ela percorre para chegar à praia foi planejada para unir uma ponta à outra.


Planejamento é o que faz as coisas grandes e importantes acontecerem. Mas planejamento também faz com que coisas pequenas e rotineiras não se tornem um fardo (nem se tornem algo maior do que precisa).


Por mais que as coisas nem sempre ocorram conforme o planejado, ainda é mais produtivo e seguro planejar e adaptar o plano ao longo do caminho do que seguir a vida toda espontaneamente.




Planejar é um hábito. Você começa planejando o seu dia, depois sua semana, seu mês, seu ano. Aprende a planejar a curto, médio e longo prazo. Começa a aplicar as técnicas de planejamento no seu trabalho e na sua vida pessoal, deixando tudo mais organizado e prazeroso.


Quando dedicamos um tempo para colocar as ideias em ordem, prever de certa forma os nossos dias, conseguimos alocar tempo para diversos projetos que nos auxiliam e melhoram a nossa vida.


Pensemos, por exemplo, nas nossas refeições. Se priorizarmos planejar o menu semanal, poupamos dinheiro, consumindo os produtos que já temos antes que estraguem e cozinhamos em casa; comemos melhor, variando os alimentos e seus nutrientes; e poupamos tempo, podendo preparar certas coisas com antecedência.


Planejar é uma das partes essenciais para se ter uma vida plena. Pense nisso como algo que te traz felicidade e não mais um fardo ou tarefa a ser cumprida

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page